Dissertações do Mestrado em Ciências Militares – Segurança e Defesa dias 26 e 27 de novembro de 2014

No âmbito do Mestrado em Ciências Militares – Segurança e Defesa decorreram no IESM, em 26 e 27 de novembro de 2014, os atos públicos de defesa das dissertações “A adaptabilidade do líder em contextos complexos – um estudo comparativo” pelo MAJ INF Luís Carlos Gonçalves Rodrigues e “O programa de sistemas aéreos não tripulados da Força Aérea Portuguesa como alicerce da capacidade aérea não tripulada nacional” pelo MAJ NAV José Oliveira.

O júri de apreciação da primeira foi constituído pelo Exmo. TGEN Xavier Matias, Diretor do IESM, pelos TCOR Proença Garcia e TCOR Esteves Rosinha, professores do IESM, e como arguente o TCOR Dias Rouco, docente da Academia Militar.

No dia 27 o júri foi constituído pelo Exmo. CALM Valente dos Santos, Diretor do Departamento de Cursos, MGEN Maltez Capucho, Diretor do Departamento de Ensino, TCOR Nunes Vicente, do EMFA, e como arguente o Professor Doutor Romão Serralheiro, docente na Academia Militar.

Estas atividades materializam a concretização de um dos objetivos do IESM pois foram os primeiros eventos desde que foi criado este ciclo de estudos que permitiram conferir o grau de mestre a discentes do Instituto o que, como referido pelo Tenente-General Diretor na sua intervenção, é um motivo de satisfação para todos e particularmente para os Major Rodrigues e MAJ Oliveira pelo grau de mestre agora obtido.

Mesa de Honra (da esquerda para a direita): Exmo. Sr. Tenente-Coronel António Esteves Rosinha; Exmo. Sr. Diretor do IESM, Tenente-General Rui Manuel Xavier Fernandes Matias; Exmo. Sr. Tenente-Coronel Proença Garcia; Exmo. Sr. Tenente-Coronel José Dias Rouco.



Cadernos do IESM Nº 5

Dando continuidade à linha editorial do IESM, cabe-nos informar que já se encontra disponível para consulta a versão digital do Nº 5 dos Cadernos do IESM.

 

Os Cadernos do IESM têm como principal objetivo divulgar os resultados da investigação desenvolvida no/sob a égide IESM, autonomamente ou em parcerias, que não tenha dimensão para ser publicada em livro.

 

Os Cadernos do IESM são publicados em papel e eletronicamente no sítio do IESM.

 

 Expressamos a todos votos de proveitosa leitura.

IESM Atualidade

 

Decorrente da redefinição da Política Editorial do IESM, informamos que já se encontra disponível o segundo número da publicação “IESM Atualidade”.

A linha editorial IESM Atualidade visa publicar eletronicamente no sítio do IESM ensaios ou artigos de reflexão/opinião sobre temas de segurança e defesa da atualidade, preferencialmente da autoria de docentes do IESM, de investigadores do CISDI ou de outros investigadores nacionais ou estrangeiros, a convite do Diretor ou por iniciativa própria.

O Nº2 do IESM Atualidade tem por título: "Aviação Estratégica Russa", da autoria do COR TMAEQ José Cardoso Mira.

Revista de Ciências Militares Vol. II, Nº 2

Dando continuidade à linha editorial do IESM, cabe-nos informar que já se encontra disponível para consulta a versão digital do Vol. II, Nº2, de novembro de 2014, da Revista de Ciências Militares.

A Revista de Ciências Militares é uma publicação semestral digital com impressão limitada, do Instituto de Estudos Superiores Militares que tem como objetivo, no âmbito das Ciências Militares, olhar para às questões da segurança e defesa em geral e da estratégia, operações e administração das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana em particular, tanto no plano nacional como internacional. 

 

Este Número 2 do Volume II da edição da Revista de Ciências Militares focaliza-se na evocação do I Centenário da Grande Guerra 1914-1918, apresentando um Dossiê Temático com cinco artigos científicos bilingues. Extra Dossiê são apresentados mais quatro artigos científicos, dois artigos de opinião e cinco recensões de obras literárias de referência.

A Revista de Ciências Militares expressa a todos os votos de proveitosa leitura.

 

Cadernos do IESM Nº 4

Dando continuidade à linha editorial do IESM, cabe-nos informar que já se encontra disponível para consulta a versão digital do Nº 4 dos Cadernos do IESM.

 

Os Cadernos do IESM têm como principal objetivo divulgar os resultados da investigação desenvolvida no/sob a égide IESM, autonomamente ou em parcerias, que não tenha dimensão para ser publicada em livro.

 

Os Cadernos do IESM são publicados em papel e eletronicamente no sítio do IESM.

 

 Expressamos a todos votos de proveitosa leitura.

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes

Localização