Apresentação do Livro “A Reforma do Setor de Segurança nos Estados em Situação de Fragilidade – Modelos das Organizações Internacionais, Logicas de Concorrência e Complementaridade”

Em 24 de fevereiro de 2015 decorreu no IESM o lançamento do livro “A Reforma do Setor de Segurança nos Estados em Situação de Fragilidade – Modelos das Organizações Internacionais, Logicas de Concorrência e Complementaridade.” Da autoria do Major-General António Martins Pereira, inserido na coleção ARES. Este lançamento contou com a presença de diversas personalidades civis e militares. Presidiu ao evento S.Exª o General CEMGFA, General Artur Neves Pina Monteiro.

A cerimónia foi constituída por uma alocução do TGEN Diretor do IESM, apresentação do livro pela Professora Doutora Maria da Saudade Rodrigues Colaço Baltazar e uma alocução pelo autor, Major-General António Martins Pereira.

Com o lançamento de mais este número da Coleção ARES o IESM amplia a sua oferta de leitura, onde se incluem, também, a Revista de Ciências Militares (publicação científica com arbitragem em sistema de duplo anonimato), os Cadernos do IESM e a publicação IESM Atualidade. O Instituto considera este um projeto editorial desafiador que “visa, a par das restantes linhas da Política Editorial do Instituto, dar continuidade à divulgação da produção académica, científica e de investigação, realizada por investigadores do IESM ou em parceria com outros investigadores nacionais e estrangeiros, cumprindo o imperativo universitário de transmitir e difundir conhecimento e cultura."

Momento da alocução do Exmo. Sr. Tenente-General Rui Manuel Xavier Fernandes Matias, Diretor do IESM

Momento da apresentação do livro pelo Exma. Sra. Professora Doutora Maria da Saudade Rodrigues Colaço Baltazar

Momento da alocução do Exmo. Sr. Major-General António Martins Pereira

PARTICIPAÇÃO DO IESM NA IV REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO CENTRO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA DA CPLP

Decorreu nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2015 na cidade de Maputo, em Moçambique, a IV reunião do Conselho Consultivo do Centro de Análise Estratégica (CAE) da CPLP. 

O Conselho Consultivo do CAE/CPLP é um órgão colegial, constituído pelos coordenadores dos diversos Núcleos Nacionais, que delibera sobre todos os assuntos da sua competência e sobre aqueles para que seja solicitado pela componente de Defesa da CPLP. De acordo com o Estatuto do CAE/CPLP, o Conselho reúne anualmente, em sessão ordinária, e extraordinariamente, sempre que para tal for convocado.

O IESM, oficialmente Núcleo Nacional português do CAE/CPLP, participou ativamente na referida reunião, com propostas para os diversos pontos da agenda, em particular no âmbito do desenvolvimento da “Identidade da CPLP no domínio da Defesa”.

Esta foi também uma ocasião para o IESM manifestar o seu envolvimento nas atividades do CAE/CPLP e afirmar o seu interesse na investigação académica no âmbito da segurança e defesa da CPLP.

É ainda de realçar o espírito construtivo e de amizade manifestado por todos os Núcleos Nacionais  e a forma como a Direção do CAE/CPLP organizou a reunião e recebeu os diversos participantes.

Legenda Foto – Coordenadores do Núcleos Nacionais e Direção do CAE/CPLP.



Cadernos do IESM Nº 5

Dando continuidade à linha editorial do IESM, cabe-nos informar que já se encontra disponível para consulta a versão digital do Nº 5 dos Cadernos do IESM.

 

Os Cadernos do IESM têm como principal objetivo divulgar os resultados da investigação desenvolvida no/sob a égide IESM, autonomamente ou em parcerias, que não tenha dimensão para ser publicada em livro.

 

Os Cadernos do IESM são publicados em papel e eletronicamente no sítio do IESM.

 

 Expressamos a todos votos de proveitosa leitura.

IESM Atualidade

 

Decorrente da redefinição da Política Editorial do IESM, informamos que já se encontra disponível o segundo número da publicação “IESM Atualidade”.

A linha editorial IESM Atualidade visa publicar eletronicamente no sítio do IESM ensaios ou artigos de reflexão/opinião sobre temas de segurança e defesa da atualidade, preferencialmente da autoria de docentes do IESM, de investigadores do CISDI ou de outros investigadores nacionais ou estrangeiros, a convite do Diretor ou por iniciativa própria.

O Nº2 do IESM Atualidade tem por título: "Aviação Estratégica Russa", da autoria do COR TMAEQ José Cardoso Mira.

Revista de Ciências Militares Vol. II, Nº 2

Dando continuidade à linha editorial do IESM, cabe-nos informar que já se encontra disponível para consulta a versão digital do Vol. II, Nº2, de novembro de 2014, da Revista de Ciências Militares.

A Revista de Ciências Militares é uma publicação semestral digital com impressão limitada, do Instituto de Estudos Superiores Militares que tem como objetivo, no âmbito das Ciências Militares, olhar para às questões da segurança e defesa em geral e da estratégia, operações e administração das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana em particular, tanto no plano nacional como internacional. 

 

Este Número 2 do Volume II da edição da Revista de Ciências Militares focaliza-se na evocação do I Centenário da Grande Guerra 1914-1918, apresentando um Dossiê Temático com cinco artigos científicos bilingues. Extra Dossiê são apresentados mais quatro artigos científicos, dois artigos de opinião e cinco recensões de obras literárias de referência.

A Revista de Ciências Militares expressa a todos os votos de proveitosa leitura.

 

Cadernos do IESM Nº 4

Dando continuidade à linha editorial do IESM, cabe-nos informar que já se encontra disponível para consulta a versão digital do Nº 4 dos Cadernos do IESM.

 

Os Cadernos do IESM têm como principal objetivo divulgar os resultados da investigação desenvolvida no/sob a égide IESM, autonomamente ou em parcerias, que não tenha dimensão para ser publicada em livro.

 

Os Cadernos do IESM são publicados em papel e eletronicamente no sítio do IESM.

 

 Expressamos a todos votos de proveitosa leitura.

Visit lbetting.co.uk how to sing-up at ladbrokes

Localização